Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ovelha Negra

   Pois é assim que as mentes mais levianas devem pensar da tal da fidelidade...." a ovelha negra da humanidade"!
   O que há de errado em ser fiel?E por que isso em termos é tão difícil de ser aplicado aos relacionamentos rotineiros?É isso que iremos discutir aqui,e eu irei expor alguns pontos bem peculiares da vida à dois;(se é que eu sou digna de tamanha responsabilidade).
   Creio que, ser fiel vai além da questão do respeito,ser fiel em primeiro ato é gostar e ter certeza de que aquela pessoa é "a certa".
  Não há espaço para alguém de fora quando se tem total cumplicidade e afinidade dentro do nosso relacionamento,sendo que,não conseguimos de certa forma,deixar nosso olhar clínico atravessar as barreiras do olhar do parceiro,e transferir toda atração "dele" para terceiros.
  Difícil de compreender?Então eu explico.Já se observou apaixonado?Sabe como é essa sensação?Então volte para si mesmo e observe os sinais....E vamos nos estudar um pouco.É estranho dizer isso,mas quando se está apaixonado é impossível enxergar as outras pessoas, nem ao menos conseguimos perceber a beleza nem a graça dos demais...sim isso é fato!É como se o resto do mundo perdesse a cor, e você só conseguisse ver uma única pessoa...Isso é deveras preocupante....mas enfim,se você está disposto a assumir algo sério, entenda que outras coisas não tão boas virão junto, em ponto de vista ambíguo, não são tão ruins assim,mas parece que assusta algumas pessoas ate então.
   Como já havia dito, fidelidade vai além do respeito, ele fica em segundo lugar, o primeiro seria o afeto, ser fiel ate então é gostar bastante ao ponto de não querer outro alguém, de não se "interessar" por outro, ou no vulgar " não olhar para o lado", é "tipo isso" informalmente falando.
   Não existe escolher ser fiel,ou trair alguem, as coisas acontecem....Ser fiel é uma condição que seus sentimentos acabam impondo a você sem que perceba...Você se torna fiel porque gosta de alguem ao ponto de não se atrair por outras pessoas (acho que já disse isso, não?) Reiterando****
   Traição não é fuga,não é necessidade e muito menos plausível argumento de que algo "não vai bem" no seu relacionamento,traição é o seu corpo (mente/coração) dizendo para você que a pessoa do qual você devia fidelidade por laços retóricos, já não lhe oferece mais tamanho interesse como antes;Traduzindo para o Português coloquial: "Você já não gosta mais daquela pessoa como antes",a atração acabou,a paciência quem sabe, mas a vontade de ficar junto já não é tão grande, já não se sente mais falta dos momentos juntos....Isso também é algo que as pessoas não assumem,e com isso vem o tal do "dar um tempo",que pra mim não existe.
  Brigas,desentendimentos,discussões talvez desnecessárias...tudo isso por gostar de alguém? Você acha que vale a pena? Você brigaria por um relacionamento?Abriria mão de ser livre e ate mesmo do orgulho próprio para viver numa aliança monogâmica?Acho que essa questão nem Froyd explica.
  Caso você não conseguir entender o que eu disse, ou você precisa reever alguns conceitos, ou simplismente precisa de umas aulas de Português.

Abraços!
 

5 comentários:

Anônimo disse...

Discordo. Você pode amar muito uma pessoa, sentir-se feliz e completo(a) no relacionamento, e mesmo assim desejar sexualmente outras pessoas.

Sexo não é sinônimo de amor, fidelidade também não. Ser fiel é uma escolha consciente, é uma renúncia proposital aos prazeres de fora do relacionamento.

Só vale a pena se sua(seu) companheira(o) desejar a monogomia, e você achar que este é um preço suportável a se pagar.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Vc tem clareza para escrever!
Mas, comentando... Discordo também. Em UMA RELAÇÃO DE MUITOS ANOS, é impossível não "olhar para o lado"... não ver uma pessoa na rua, ou em qualquer lugar e sentir atração. Em começo de namoro, quando se está apaixonado, sempre acontece de, como você disse, "não existir outras pessoas no mundo" a não ser quem você está amando. Completamente normal. Mas depois de anos...décadas... ao lado da mesma pessoa; não. Me diga você quando acontecer contigo! rs
E isso não quer dizer que seu relacionamento com alguém vai mal, não dará futuro, que você não quer mais conviver e dividir a vida com esta pessoa. Você pode ama-la loucamente, da mesma forma que amava no começo do relacionamento. Agora, cientificamente falando: Fidelidade é uma palavra que define companheirismo. Traição, é quando você quebra a confiança de alguém. Essas palavras só são incorporadas em relacionamentos amorosos nos dias de hoje, graças a influência que a igreja católica exerceu/exerce sobre as leis e costumes ocidentais. Nas leis do nosso país, só podemos nos casar com uma única pessoa porque isso é uma tradição; sempre foi usada por quase a totalidade da população ocidental, por sua maioria cristã, que se fez disso uma norma. Que hoje, é lei. Isso é definição de norma (sociologicamente falando). Existe em todos os países. Na tradição muçulmana, isso não existe, é inaceitável.
Se nós tivéssemos tido uma influência maior do paganismo, por exemplo, o comum seria termos relações poligâmicas! Pense nisso. :)
Claro que concordo totalmente com a parte do respeito. Se você assumiu uma relações monogâmica; se relacionar sexualmente com outra pessoa é obviamente falta de respeito!

The Outlaw Torn... disse...

Obrigada por comentarem no meu blog.Fico feliz de compactuar com algumas opiniões em comum,mas veja bem,quando eu digo olhar para o lado digo na questão de fazer isso intencionalmente e não "por acaso".Hoje comentei no twitter que achar as outras pessoas bonitas/atraentes,é mais que normal,mesmo pq não estamos mortos ou cegos,a beleza está ai para ser admirada.So que isso não te da o direito de usufruir desse motivo para justificar uma possível traição.Traição não é justificável.E torno a dizer assim como disse no twitter,se você não consegue ser fiel à alguém,então fique solteiro,poupe alguém de sofrimento desnecessário,seja honesto com as pessoas,assuma seus erros e a vida será bem mais leve.O que doi no meu "coração" é a mentira,mentir é o que destrói qualquer possível tentativa de se relacionar,E muitas das vezes isso já é notável com pouco tempo de convivência.A questão que ressaltaram sobre a posição social ou condição é bem interessante,seria diferente em vários países a visão da traição,mas uma coisa é certa,eu não nasci no oriente e não sou obrigada a aceitar traição!

Anônimo disse...

Trair é enganar. Quando você combina com uma pessoa que terá um relacionamento monogâmico com ela, sair com outras realmente é traição.

Mas num relacionamento aberto, por exemplo, não. O conceito de traição depende de cada casal.

E a fidelidade não é um indicador da paixão, é uma ESCOLHA. Você pode amar profundamente alguém e mesmo assim desejar ou transar com outra pessoa.

The Outlaw Torn... disse...

Desejar é comum,é fato,é do ser humano,trair é escolha!Não proíbo ninguém de trair,proíbo de fugir das responsabilidades de seus atos.Se cada um começar a assumir seus erros o mundo se tornara um lugar melhor.Quando se tem um comum acordo entre o casal de se relacionar com outras pessoas,também é valido,mesmo porque as duas partes aceitaram a ideia.Obrigada por comentar.